Filtro de Daltonismo

Sobre a Fatec

A FATEC-SBC – Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo “Adib Moisés Dib” é uma unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e tem por finalidade oferecer cursos superiores de Tecnologia, gratuitos, com duração de 3 anos, nas áreas de Automação Industrial, Informática para Negócios, Gestão Empresarial e Manufatura Avançada.

Suas atividades tiveram início em 01 de Agosto de 2005, inicialmente com o curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, com 40 vagas para o período Vespertino e 40 vagas para o período noturno.

O curso de Eletrônica – Modalidade Automação Industrial iniciou a sua primeira turma no primeiro semestre de 2006, oferecendo 40 vagas para o período matutino.
No primeiro semestre de 2009 iniciou-se a primeira turma do curso de Eletrônica – Modalidade Automação Industrial no período noturno , também com 40 vagas.

No 2°semestre de 2015 foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, com 40 vagas semestrais na modalidade a distância.

No 2°semestre de 2020 foi implantado o Curso Superior de Tecnologia em Manufatura Avançada, com 40 vagas semestrais para o período noturno.

Atualmente, com quase 1000 alunos matriculados, a FATEC SBC passou por várias mudanças, como a reformulação das estruturas curriculares de ambos os cursos, visando sua atualização face às novas demandas do meio empresarial.

O Tecnólogo

Um profissional pronto para o mercado de trabalho, com formação para projetar e gerenciar sistemas, nas áreas de Informática e Automação Industrial. Um profissional que sabe posicionar-se de maneira critica face às novas tecnologias, sabendo escolher a que é mais adequada levando em conta os aspectos técnicos, humanos e econômicos.

Essa modalidade de graduação visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização). Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo. A designação atual da profissão foi estabelecida pelo Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997 (complementado pelo Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004).

De acordo com o artigo 2 (incisos I a V) da resolução 3 do Conselho Nacional de Educação,

Art. 2º Os cursos de educação profissional de nível tecnológico serão designados como cursos superiores de tecnologia e deverão: incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;  incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

A missão da FATEC São Bernardo do Campo é trabalhar para que tudo isso possa se tornar realidade.