Contabilidade, economia e administração são as bases de Gestão Empresarial. Direito tributário, logística, empreendedorismo, gestão ambiental, comportamento organizacional (postura do profissional no ambiente de trabalho) e utilização de ferramentas de marketing para motivar e orientar os funcionários também fazem parte da formação. O aluno também aprende a elaborar o planejamento estratégico, que define os objetivos de uma empresa a traçar as estratégias para alcançá-los, usando os recursos disponíveis de maneira eficiente.
O que o profissional faz
O tecnólogo em Gestão Empresarial atua no planejamento de atividades e recursos, na organização do trabalho e na gestão de pessoas – quem é responsável por determinada função, como deve ser o desempenho etc. Controla as atividades e monitora o cumprimento das tarefas. O profissional precisa ter a visão de uma empresa como um todo. Metade das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo são geridas por alguém com nível médio de ensino. Por sua formação generalista, o tecnólogo em Gestão Empresarial pode trabalhar nesse amplo mercado de modo a profissionalizar negócios.
Onde trabalhar
O principal mercado de trabalho são empresas públicas e privadas de qualquer segmento, mas o tecnólogo em Gestão Empresarial também pode aproveitar seus conhecimentos para gerir um negócio próprio.